Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



15
Out17

BRINCAMOS... OU QUÊ?!

por Sílex

 

 

 

 

 

Não desvalorizando a agonia das populações, a dor das famílias enlutadas e a tristeza de todos nós "Pior dia do ano..." porque hoje se contaram 443 incêndios e continua-se na evacuação de aldeias e a perder terreno para as chamas? Mas, estamos em Outubro! 

Perícias, comunicados, teorias, atribuições de culpas, fuga (escandalosa) das mesmas! Não se aprendeu nada com Pedrogão Grande?! 64 pessoas morreram, muitas ficaram feridas e perderam tudo e tanto eles, como nós, clamamos ainda por justiça. Pelo dinheiro que ninguém sabe dizer onde pára... se isto não é trágico (que baste) e de um horror desmedido, não sei o que será? Porém o grave, mantêm-se:

Parece quase "gracejo" a forma como se referem ao suplício alheio, depois de tudo. Pior dia do ano... Valha-me a pouca vergonha. E aí está. A repetição do mesmo:

 

  1. O desrespeito pela vida das pessoas e o equilíbrio natural, que já devia estar reposto, logo ou nos dias imediatos aquele fatídico Sábado de Junho.
  2. A inércia e a conversa fiada de que todos já estamos fartos e enjoados!
  3. As notícias vazias e insultuosas frente a cadáveres e a querer (extrair da dor dos outros) sensacionalismo
  4. A falta de rigor, ambição de resolver, nesta estúpida "indiferença" ou pouca importância que o tema incêndio/destruição nos parece continuar a ter, ao lidar-se com ele.

 

Mas quantos dias "piores" precisamos nós - em que morram pessoas, como hoje - continuem a ficar feridas mais umas quantas (em Outubro, repare-se) para que o governo seja encostado à parede e faça o seu trabalho, ou saia! 

 

  1. Todos os anteriores, que sabiam que o Siresp era dispendioso e falível;
  2. Ordenaram a plantação de mais eucaliptos;
  3. Fecharam novamente os olhos à limpeza das matas. À distância a que se deve plantar uma árvore. Qual delas se devem privilegiar para que resistam melhor!
  4. "Exterminaram" a função de guarda florestal, ou outro nome que tenha. 
  5. Permitiram o uso de postes de madeira para conduta de cabos eléctricos ou fios de alta tensão... 

 

Sejam todos chamados a assumir-se como inaptos? Sejam responsabilizados e penalizados pelo seu desleixo. Não são apenas as populações que não limpam os terrenos que estão em falta. É o governo que não se certifica se as suas orientações são cumpridas e não faz melhor, para que não se repita!

Sinceramente! Todos os anos é o mesmo. Um inferno! E não há uma alma que se chegue à frente. Tanto cientista, analista, perito, político... e nenhum sana - de uma vez - por todas, esta praga! Os incêndio não deflagram à meia noite, nem às três da manhã! Pior dia? Pior dia, são todos em que uma vida se perde por incúria do Estado e este passa impune perante esse crime!  É todo o dia em que alguém fica sem casa, só com a roupa do corpo e os filhos pela mão, sem saber o que fazer à vida!

Sejam enérgicos! Apliquem a lei exemplarmente. Façam-nos pagar! Porque todos nós pagamos pelo que eles fazem! E todos nós temos culpa, quando votamos, de continuar a dar o nosso voto a inábeis. 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:24


1 comentário

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 16.10.2017 às 08:45

Estes incêndios não são mais que a metáfora de um país que já não existe...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Web
Analytics